Páginas

terça-feira, 14 de abril de 2009

Meu Sertão, meu lugar

Não sei explicar a magnitude do cantar dos pássaros desta terra, a dança das nuvens, do vento no pasto, a sincronia da caatinga... a imagem de Deus na semana santa de 2009. Aqui eu me sinto maior. O mundo se apresenta a mim, como se sua natureza ajoelhasse à minha natureza sertaneja, minha essência, Essência Medeiros.

O pé-de-serra onde me criei, agora abandonado, murmura baixinho e só eu posso ouvir ele clamando para que eu não vá, mais uma vez... ali a solidão me engrandece, algo indecifrável, uma sensação indescritível.

O mundo, as grandes cidades, as coisas aparentemente de mais valor, tudo, parecem um grão de areia comparado à imensidão da fortaleza das minhas raízes.

Se tudo der errado, basta que no fim aquela terra decomponha meu corpo, entregue somente a ela, para que então meu espírito saiba que eu fui muito maior que as dificuldades enfrentadas.

E no último dia, no juízo primeiro daqueles que acreditam em sonhos, estaremos todos reunidos, sem lamentos nem arrependimentos. Que Deus perdoe nossa diáspora, que os retirantes castigados pela seca e pela falta de recursos se alegrem sob uma grande chuva de maio, em uma enchente de desejos passados, sonhos não alcançados, crimes perdoados, intenções que realmente valeram. O futuro será isso, a eternidade desta raça forte.

Sem dúvida foi um momento único, encontrado em alguns minutos daquele céu. Meu Deus, quanta perfeição!

E eu voltarei para o meu sertão... algum dia, em alguma dimensão, debaixo da mesma chuva de maio, chuva debaixo da qual nasci. Que da mesma maneira que me trouxeste à vida, sob raios e trovoadas, me leve de volta àquele lugar, Senhor; no momento certo, me entrega à eternidade do meu chão, onde eu sei que habitam os que também compartilhavam deste sonho, acreditando sem conhecê-lo ou conhecendo-o sem lembrar.

Aqui eu sou melhor, no meu lugar, no meu Sertão.
Fotografia: Há algum tempo atrás...

(...)

“Sou um caboclo sonhador

Meu senhor, viu?
Não queira mudar meu verso
Se é assim não tem conversa
Meu regresso para o Brejo
Diminui a minha reza
Coração tão sertanejo
Vejam como anda plangente o meu olhar
Mergulhado nos becos do meu passado
 
Perdido na imensidão desse lugar
...Sou tiete do nosso Rei do Cangaço

E meu regaço culminado em pensamentos
 
Em meu rebento sedento eu quero chegar...”





9 comentários:

  1. Eu te disse uma vez que poucos textos me tocavam, e esse me tocou profundamente...sei bem o que é sentir saudade do seu lugarzinho, mas aprendi a fazer de qualquer lugar o meu lar, e já me sinto em casa por aqui...

    Acho que é um esforço que se faz quando já não há expectativa de retorno ao seu lar de verdade. Não é o seu caso, imagino que a cada dia Campina Grande fica mais sem sal, e sua terra com um sabor cada vez melhor...te falei que saudade é bom, é melhor matá-la, não é mesmo?!

    Um abraço e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Fábio :) Amei o comentário!

    Pior que as expectativas de voltar são pouquíssimas, e isso é o que dói mais, minha felicidade parece estar no passado ou talvez em um futuro muito distante. "A minha terra" é lugar de trabalho duro e poucas oportunidades; para colocar em prática o que venho aprendendo, tenho que tentar voar mais alto, ou seja, para mais longe. Parece contradição, talvez seja, mas voltar sem nada seria um retrocesso. Por isso que digo que há conhecimentos que trazem infelicidade, você nunca irá sofrer pelo que não tem, desde que não conheça. ^^

    ResponderExcluir
  3. ta lindo o texto!voc~e escreve muito bem!parabéns!ei, que foto goxtosa de mamãe, q da vontade de apertar essas buchechas nessa cara de intojada!

    hahaha bjuss e talindo mesmo!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkk ;) Chataaa
    A mesma cara simpática de hoje^^
    rsrsrs

    Brigadinha!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda, Tudo bem?

    Meu nome é Patricia Perez, estou trabalhando na divulgação do 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Acredito que isso possa ser interessante para você e para os leitores do Essência Medeiros.

    As inscrições começaram no dia 24 de março e podem ser feitas até dia 29 de junho de 2009. O tema deste ano é “O uso da tecnologia no desenvolvimento social'.

    A novidade de 2009 é que o estudante poderá enviar o vídeo de até 2 minutos pelo YouTube, sendo que ele poderá produzir quantas matérias quiser. O concurso é válido somente para estudantes de jornalismo.O ganhador conhecerá os estúdios da CNN International, além de ter sua matéria exibida pelo canal.

    As inscrições podem ser feitas no site:

    www.concursocnn.com.br

    Acompanhe ainda as novidades no Blog:

    http://www.concursocnn.com.br/2009/blog/

    e fique à vontade para esclarecer quaisquer dúvidas comigo,

    por este email ou pelo telefone: (11) 3711-8131

    Obrigada pela atenção.

    Patricia Perez

    patricia@ichimps.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nandaaaa que lindo!
    também sou doida pra voltar pro meu Sertão..ou melhor, meu Cariri =)

    ResponderExcluir
  7. Rebequinha querida, que saudades de vc! :)

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga fernanda,
    sua postagem encheu meus olhos de água,aquela água limpina de um pequeno riacho,que corre por entre os marmeleiros e as catigueiras,onde os passarinos fazem a festa...

    Sou nascido e criado em São joão do cariri,e pareçe que somos muito parecidos,pois,apesar de morar hoje em João pessoa,não esqueço meu cariri,nem por um instante e sempre que posso estou por lá.

    Parabéns pela forma como você fala de seu torrão natal,...é bonito de se ver o orgulho em suas palavras,a beleza que você ver nas coisas simples lá da caatinga,na luta do dia-a-dia...


    Grande abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, Romero. Seja mt bem-vindo ao meu blog, sempre que puder pode espiar ;)

    ResponderExcluir